Curiosidades sobre o Chocolate

Hoje o chocolate é uma paixão do brasileiro e um forte segmento da economia do país. Há uma variedade enorme de produtos que contém ou são feitos de chocolate como bombons, chocolate em pó, sorvetes, Milk Shakes. Mas você conhece todas as curiosidades sobre o chocolate e como chegou à maneira como conhecemos?

Como já sabemos o chocolate vem do cacau, fruta que nasce do Cacaueiro, planta nativa da região que fica entre o México e a região tropical da América do Sul. Os primeiros registros do plantio do cacau são datados de 1400 AC, em Honduras, onde os vestígios indicam que era utilizado para a produção de uma bebida alcoólica. Porém foi através dos Maias que foi criada a bebida “xocoati”, feita com o cacau e a adição de baunilha e pimenta, ela combatia o cansaço e ainda era um afrodisíaco.

A colonização de algumas dessas regiões pelos espanhóis resultou na chegada da fruta na Europa,  e por conta do grande valor que era dado pelos latino-americanos o cacau já chegou em alta por lá. Cristóvão Colombo quando desembarcou na América percebeu que havia um grande apreço pela fruta porém foi somente na conquista do Império Asteca que se descobriu como era utilizada. O preparo da bebida foi durante quase 100 anos um segredo guardado pelos espanhóis.

Com a alta do consumo e grande valor de mercado do cacau na Europa, a França, a Inglaterra e Holanda espalharam seu plantio por suas colônias caribenhas e o consumo cresceu grandemente tanto na Europa quanto América. Com isso surgiram novas formas de se consumir o chocolate. 

Em 1819 François-Louis Cailler fundou em Vevey a primeira fábrica suíça de chocolate, que mudou a maneira como se fabricava o pó do chocolate tornando possível a fabricação do chocolate sólido. Em 1849 o inglês Joseph Fry produziu o primeiro chocolate em forma de barra. Em 1879, o chocolateiro suíço Daniel Peter teve a ideia de utilizar leite condensado na mistura e criou o chocolate ao leite.

O Chocolate no Brasil

Apesar da origem ter sido da própria América, o consumo do chocolate foi introduzido no período da colonização europeia no país. A planta cacaueira foi trazida para cá no século XVII pelos portugueses, porém somente no século XIX que se iniciou a produção em grande escala, e com as perfeitas condições climáticas para essa tipo de planta o Brasil liderou a produção mundial entre os anos de 1905 e 1910.

As grandes fábricas de chocolate chegaram no Brasil apenas na segunda metade do século XIX, a primeira foi a Neugebauer de 1891, depois vieram as gigantes Nestlé, Garoto e Kraft que viriam a dominar o mercado com 90% da produção nacional.

Hoje o chocolate é um ingrediente obrigatório na maioria dos restaurante e lanchonetes e na Milk & Mellow existem excelentes opções para matar sua vontade com suas sobremesas de chocolate

As sobremesas geladas de chocolate são as mais pedidas aqui na Milk & Mellow, do milkshake até à banana-split, o chocolate pode estar na cobertura e também no gelato, que podem ter massa nos sabores Gianduia, Chocolate, Chocomellow e o queridíssimo Chocolate absoluto – sem açúcar e sem lactose. O gelato artesanal é de fabricação própria, sem conservantes nem gordura vegetal hidrogenada.

Mas a novidade para a Páscoa chega com o Waffle de Chocolate. Com massa de chocolate feita na hora, coberto com Gelato de Carmelo Salgado e coberturas de Caramelo e Chocolate, está disponível no delivery, para você se deliciar em casa a partir desta semana.

Chocolate
Chocolate

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo site: http://delivery.milkmellow.com.br/

Ou Baixe nosso aplicativo:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.