A origem da Black Friday e dos descontos no Brasil e no mundo
Compras, muitos descontos e tradição. A Black Friday une esses elementos em um só dia. Celebrada este ano no dia 27 de novembro, a data marca o início das vendas para as festas de final de ano e é aguardada por consumidores no Brasil e em todo o mundo pelos descontos, que podem chegar a valores muito interessantes, e boas oportunidades para comprar presentes para si e para os outros.
A data é sempre antecedida pelo Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e acontece toda quarta quinta-feira do mês de novembro. O que poucos conhecem é que há múltiplas versões para origem do termo e dos descontos.
A história da Black Friday
Inicialmente, o termo Black Friday, ou Sexta-feira Negra, foi associado a uma crise financeira nos Estados Unidos em 1869. Dois investidores se uniram para tentar manipular o preço do ouro na bolsa de Nova York com informações privilegiadas vindas do então presidente americano, Ulysses S. Grant, o que abalou sua gestão e a economia do país.
Já a primeira aparição do termo associado ao dia seguinte ao de Ações de Graças data de 1951. Depois das refeições fartas do dia anterior, recheadas de peru, torta de abóbora e purê de batata, muitos trabalhadores precisavam faltar ao trabalho e emendar o feriado, já que estavam doentes.
Antes das promoções, as vendas depois do feriado de Ações de Graças e no final de novembro eram muito ruins para os varejistas americanos. Assim, davam descontos generosos nos produtos para não ficar no prejuízo e conseguir capital e espaço nas prateleiras para comprar os estoques para o final do ano. A jogada deu certo: com os descontos, cada vez mais consumidores buscavam as lojas nesse período e os lojistas tinham lucro. Assim, os cortes de preço se tornaram uma tradição.
Na época, as vendas eram marcadas em um caderno – o prejuízo era escrito em vermelho e o lucro, em preto. Daí vem outra possível origem para o nome da data, em homenagem aos lucros da sexta-feira – o equivalente a fechar no azul, em português.
O termo também foi associado ao frenesi de compras na década de 1960, na Filadélfia. Pensando em adiantar os presentes para o final de ano, os consumidores corriam para as ruas e lojas de departamentos. Para evitar furtos e confrontos, os policiais precisavam reforçar a patrulha na data e passaram a chamar a aglomeração de consumidores de Black Friday.
Há ainda outra versão para a origem do nome, mais terrível. Vendas de escravos aconteciam mais frequentemente nas sextas-feiras, de onde o nome teria surgido. Essa versão foi desmentida por alguns veículos de checagem de informações.
Ainda assim, algumas empresas brasileiras deixarão de usar o termo para se referir à data de descontos este ano, para se desvincular de possíveis conotações racistas. A Americanas irá usar o nome Red Friday, em homenagem à cor de sua marca, a Avon irá usar Best Friday e o Boticário, Beauty Week.
Origem no Brasil
Apesar de mais de meio século de tradição nos Estados Unidos, a data tem origem muito mais recente no Brasil. A primeira vez que a data foi usada para dar descontos foi em 2010. As principais lojas de comércio eletrônico, como Americanas.com, Shoptime e Walmart, hoje Grupo Big, se uniram para oferecer uma promoção pelo site Busca Descontos. A primeira edição foi tímida – faturou apenas 3 milhões de reais.
Dez anos depois, o valor foi mil vezes maior. Em 2019, a data faturou 3,2 bilhões de reais apenas nas vendas digitais. A edição de 2019 também foi a primeira que teve uma participação forte das vendas nas lojas físicas.
Em 2020, mais de metade dos brasileiros (54%) prevê comprar algo na data. Segundo uma pesquisa do Google com 1.500 consumidores, seis em cada dez brasileiros espera a data para comprar algo que já desejam. Entre as motivações estão: ter o prazer de encontrar boas ofertas e fazer bons negócios, para 57%; comprar algum produto que não puderam comprar antes por questões financeiras para 49%; conseguir comprar algum produto que gostam ou desejam para 41% e repor algum produto para 34%.
Presentes e eletrônicos estão entre os itens mais buscados, mas as promoções não param por aí. Vinhos, chocolates e alimentos também são oferecidos com descontos. Descubra o que a Black Friday reserva para o consumidor da Milk & Mellow nos restaurantes e no delivery.
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