Milkshake: uma história cercada de invenções brilhantes

Quem é que não gosta de um bom milkshake, doce na medida certa, denso e areado? A bebida que conhecemos hoje – e que é tão popular na rede Milk & Mellow – traçou um longo caminho até chegar nessa fórmula. Esse desenvolvimento não seria possível sem a invenção de eletrodomésticos inovadores para a época.

O termo milkshake foi registrado pela primeira vez em 1885. Mas, diferente da mistura com sorvete que conhecemos, naquela época era uma bebida alcoólica, com whiskey e ovos, servida como tônico.

Milkshake a Receita

A receita mudou nas décadas seguintes, se referindo a bebidas densas com xaropes de chocolate, morango ou baunilha, em 1900. Nos anos 1930, era um prato popular em lojas conhecidas como “Malt shops” no Canadá e Estados Unidos, usadas por estudantes como ponto de encontro e famosas por ter fontes de refrigerante.

Milkshake e o liquidificador elétrico

Uma invenção foi essencial para transformar o sorvete em um milkshake: o liquidificador elétrico. Antes de sua criação, a bebida era uma mistura de gelo batido com leite, açúcar e saborizadores. O milkshake ganhou uma textura mais parecida com a que temos hoje quando a companhia de fabricação de eletrodomésticos centenária Hamilton Beach criou um batedor chamado Cyclone Drink Mixer, com o motor no topo. Esse design continua sendo um dos mais populares na produção de milkshakes, que a partir de então ficaram mais aerados e espumosos.

Outro eletrodoméstico também foi importante para a história: os refrigeradores a gás freon. Era uma maneira segura de fazer e armazenar o sorvete usado nas bebidas. O gás hoje não é mais usado pelo seu dano à camada de ozônio.

Esse princípio foi usado pelo inventor Earl Prince, em 1936, para criar um multiprocessador capaz de fazer cinco milkshakes de uma única vez. Dairy Queen, uma rede de restaurantes americana com foco em sorvetes, bolos e cheesecakes, foi a primeira rede de fast food a adicionar a bebida ao cardápio em 1949.

Na década de 1950, um vendedor de maquinário comprou os direitos de exclusividade desse aparelho para aumentar a produção de milkshakes em restaurantes da rede McDonald’s. Era o famoso Ray Kroc, que mais tarde ingressou na rede de fast food como franqueado e comprou a rede dos irmãos McDonald, expandindo a rede para todo o mundo.

De pequenas lanchonetes para estudantes, o milkshake foi para os arranha-céus. Um dos lugares mais populares para tomar o quitute na década de 1950 eram as lojas da Woolworth, uma grande varejista criada em 1879 pelos irmãos Frank Winfield Woolworth e Charles Sumner Woolworth. A rede, que foi à falência em 1997, desenvolveu diversas técnicas de venda, atendimento ao consumidor e marketing ainda usadas hoje.

Milkshake Pelo Mundo

Também foi nessa época que os milkshakes se espalharam pelo mundo, chegando a países como o Reino Unido e a Austrália.

O milkshake é responsável por uma invenção simples, mas engenhosa: o canudo dobrável. Joseph Friedman, um prolífico inventor, percebeu que sua filha estava tendo dificuldades de tomar o seu shake. A criança não conseguia alcançar o topo do canudo reto, colocado em um copo alto. Friedman colocou um parafuso dentro do canudo, à época de papel, e com a ajuda de um fio dental criou dobras em sua superfície, permitindo que o canudo fosse dobrado.

Outra invenção essencial são as embalagens térmicas. Com elas, é possível pedir um milkshake da Milk & Mellow e receber a bebida gelada e na textura ideal, como deve ser.

Milkshake_-uma-historia-cercada-de-invencoess-brilhantes-min
Milkshake_-uma-historia-cercada-de-invencoess-brilhantes-min

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo site: http://delivery.milkmellow.com.br/

Ou Baixe nosso aplicativo:

Apple Store - Milk Mellow
Google Play - Milk Mellow