A Jornada da Batata

Sem dúvida a batata é um dos alimentos mais importantes ao redor do mundo, sendo um acompanhamento de destaque em países como o Brasil por exemplo, e sendo a base de algumas culinárias como em muitos países da Europa. Já falamos aqui no blog um pouco sobre a criação da batata frita e da batata chips, hoje vamos falar um pouco sobre a descoberta desse vegetal e sua jornada pelo mundo.

História

A batata é um tubérculo que foi encontrado primeiramente nos Andes e Ilhas Chilenas, na América do Sul. No Peru a batata já era cultivada a mais de 8 mil anos atrás, antes mesmo da formação do Império Inca.

Os colonizadores europeus, principalmente os espanhóis, levaram o vegetal de volta à Europa, tratando-o como uma iguaria trazida de além dos mares. A batata foi cultivada e logo se popularizou e foi uma grande aliada à luta contra a fome presente na Europa na época. A grande desigualdade entre a realeza e o povo europeu levava os pobres à fome e um alimento de fácil cultivo e nutritivo foi uma ótima solução para esse problema, além de melhorar a saúde da população.

No Brasil

Apesar de o berço do alimento ter sido aqui ao nosso lado, nos Andes, a batata chegou ao Brasil através dos espanhóis. A batata se tornou um dos principais alimentos dos colonos no Sul do país até o final do século XIX.
Após esse período, se espalhou por todo o país e acabou se tornando um produto cultivado em quantidades muito grandes.

Na Europa

Além da Espanha e Portugal, outros países dominantes na época levaram o alimento e utilizaram amplamente em suas culinárias. A França, Alemanha e principalmente a Inglaterra foram alguns dos que implantaram fortemente seu cultivo.

A comida mediterrânea, por ser mais saudável e não utilizar frituras e congelados, utiliza a batata assada ou grelhada e é um ótimo acompanhamento para os seus frutos do mar. Muito presente na Espanha, Itália, Grécia, também é muito utilizada em Portugal, quem nunca experimentou um bacalhau com esse acompanhamento.

França e Alemanha converteram muitas de suas plantações após 1750 em cultivo de batatas que também ajudaram no desenvolvimento da população mais pobre. A França utiliza batata em muitos de seus pratos como acompanhamento e a Alemanha a tem como uma base de sua culinária.

A Inglaterra teve a batata como uma grande aliada no período da Revolução Industrial. Era um alimento muito fácil de se cultivar em quintais e ajudou no sustento de muitos trabalhadores da base do país. A Inglaterra é conhecida como um país que tem a batata com base da sua culinária, estando presente na maioria de seus pratos típicos.

Alguns outros países também utilizam bastante o alimento em suas culinárias como a Rússia, Áustria, Polônia, e os outros países britânicos.

Aqui na Milk & Mellow você tem algumas maneiras muito especiais de saborear esse alimento tão importante na história mundial. Dentre as nossas porções estão a Batata Frita tradicional, Batata Frita com Parmesão e Bacon, Batata Frita com Cheddar e Bacon, Batata Chips e Batata Smile.

 

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo iFood: Acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.