A doce história das sobremesas

Doces são uma iguaria desde o início da história. No entanto, a sobremesa, como prato servido após as refeições, é uma invenção relativamente moderna. Já vimos no blog que o hábito de misturar gelo com frutas, mel e especiarias é milenar e outros doces também têm uma longa história. https://milkmellow.com.br/dicas/a-historia-do-sorvete/

No século 1 antes de Cristo, o filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite. Essa descrição imediatamente lembra um dos doces mais famosos do mundo, o cannolo siciliano.

O mel era um dos principais ingredientes para adocicar os pratos, já que não havia açúcar na Europa até cerca de 900 d.C., e era comum caramelizar amêndoas e avelãs e com mel, para criar algo parecido com o nosso atual pé-de-moleque.

A origem do açúcar

A cana-de-açúcar é originária da Índia e, por lá, o açúcar é produzido desde a antiguidade. O cultivo foi levado para a China e uma das primeiras menções à cana-de-açúcar aparece em manuscritos antigos de chineses datados do século 8 antes de Cristo.

A iguaria chegou ao continente europeu durante as cruzadas, assim como o cacau, a canela, a noz-moscada e o cravo-da-Índia, e os portugueses passaram a produzir a cana-de-açúcar em suas colônias – a ilha Madeira foi uma das primeiras a receber esse cultivo.

Banquetes medievais e a criação da sobremesa

Foi no final da Idade Média que chefes de gastronomia começaram a separar os pratos salgados dos doces. Os banquetes na época eram longos, fartos e diversos alimentos diferentes eram colocados à disposição dos convivas. Até a Renascença, o termo sobremesa tem efeito no sentido literal: limpar a mesa, quando a refeição terminou.

Catarina de Médici, a mesma que levou a receita do sorvete de Florença, na Itália, para a França, revolucionou os banquetes medievais em 1553. As refeições começaram a ser frequentadas por mulheres e garfos foram introduzidos – os franceses também passaram a comer os doces ao final da refeição.

François Massialot (1660-1733), chef da família real e grandes personalidades da época, incluindo Philippe II e Duke de Orléans, é  um dos inventores da sobremesa como a conhecemos hoje. Criou uma infinidade de cremes, compotas, pastas de frutas que encantou sua época.

Na Milk & Mellow, além dos tradicionais gelatos, ainda são servidos brownies, waffles, frutas, creme de papaia e pudim. No próximo texto, falaremos mais sobre as origens dessas e de outras incríveis sobremesas. Aproveite e finalize sua refeição com chave de ouro!

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo site: http://delivery.milkmellow.com.br/

Ou Baixe nosso aplicativo:

Apple Store - Milk Mellow
Google Play - Milk Mellow