Milk & Mellow lança hambúrgueres vegetarianos e participa de tendência global

Seguindo uma grande tendência do mercado da alimentação, a rede Milk & Mellow lançou seus primeiros itens veganos. A empresa lançou três lanches vegetais: dois deles são receitas próprias, um com base de leguminosas e outro com base de tubérculos.

Para os lançamentos de hambúrguer vegetariano, além das receitas próprias e exclusivas, trouxe parceiros conhecidos por sua responsabilidade e tradição em produtos vegetais. O parceiro é a Superbom, que há mais de 90 anos se dedica a oferecer produtos de origem vegetal em mais de 25 mil pontos de venda.

Os ingredientes da carne não são a única mudança nos novos hambúrgueres vegetarianos. A maionese é a tradicional maionese artesanal da casa, mas em uma receita própria na versão vegana e sem nenhum ingrediente de origem animal.

Os queijos são de uma linha da Superbom que, no lugar de soja, usa ervilha como base. Dessa forma, é totalmente livre de alergênicos. O pão também não contém ovos ou manteiga, completando o conceito do lanche completamente vegetal. Os componentes das receitas não contém nenhum rastro animal. Além disso, os produtos veganos são feitos sem contaminação cruzada, ou seja, com chapa e utensílios exclusivos para os produtos.

A falta de ingredientes de origem animal não prejudica o sabor, pelo contrário: o hambúrguer vegetariano é macio e saboroso.

Alimentos de origem vegetal

Nos últimos anos, surgiram diversas foodtechs, como são chamadas startups no ramo da alimentação, voltadas para produzir carnes de origem vegetal. Hambúrgueres, salsichas, carne moída e outros produtos vegetarianos são lançados no mercado.

A americana Beyond Meat abriu capital nos Estados Unidos no ano passado e hoje vale mais que o frigorífico brasileiro BRF. Ela chegou este ano ao Brasil, vendendo apenas em mercados de luxo.

Já a Impossible Foods, que nos Estados Unidos fornece para redes como Burger King, Cheesecake Factory e Hard Rock Café, é uma das empresas queridinhas do Vale do Silício, região de inovação e sede de empresas como Google e Apple no país. No ano passado, firmou parceria com o Burger King no Brasil para o lançamento do Impossible Whopper, a versão vegetal do sanduíche da rede.

A The Not Company, conhecida pela abreviação Not Co, já recebeu milhões de dólares em investimentos, inclusive contando com o aporte de Jeff Bezos, fundador e presidente da gigante varejista Amazon e homem mais rico do mundo. A startup chilena já lançou versões de maionese, leite e iogurte e abriu até um restaurante voltado para delivery em São Paulo, o Why Not.

O Brasil também conta com uma startup nesse ramo, a carioca Fazenda Futuro, que vende seus hambúrgueres em lanchonetes e mercados brasileiros.

Meio ambiente

À medida que o Brasil se consolida como um grande fornecedor de proteína animal, com um crescimento acumulado na produção de carne bovina estimada em 10,4% entre 2017 e 2021, também surgem alternativas para o consumo das proteínas. Em 2017, 323 milhões de toneladas de carne foram produzidas no mundo. O número deve chegar a 367 milhões de toneladas nos próximos dez anos.

Esses lançamentos são feitos pensando no crescente número de consumidores veganos e vegetarianos, mas também de olho em pessoas que querem intercalar o consumo de carne com opções de origem vegetal. Segundo a Sociedade Brasileira Vegetariana (SBV), reduzir o consumo de carne ajuda a diminuir o risco de diabetes, a controlar o peso e a diminuir o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares.

A produção de carne é responsável por emitir gases de efeito estufa. Também exige uma grande quantidade de água: na média mundial, o volume de água necessário para produzir 1 kg de carne bovina é de 15,4 mil litros.

Para reduzir o impacto ambiental dessa produção, o Greenpeace realizou uma pesquisa e publicou um relatório recomendando a redução de 50% no consumo de carne e derivados até 2050.

O movimento Segunda Sem Carne incentiva tirar os alimentos de origem animal do cardápio por um dia na semana. Ao deixar de consumir 24g de ovos, 311g de carnes e 430ml de leite e derivados, uma pessoa pode deixar de emitir 14kg de gás carbônico, CO2, na atmosfera, o equivalente a 100km rodados em um carro comum. Também deixa de gastar 3.400 litros de água, cerca de 26 banhos de 15 minutos.

Pensando nesses consumidores e no bem do meio ambiente, a Milk & Mellow faz parte dessa tendência global e oferece seus novos hambúrgueres vegetarianos.

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