Milk & Mellow lança hambúrgueres vegetarianos e participa de tendência global
Seguindo uma grande tendência do mercado da alimentação, a rede Milk & Mellow lançou seus primeiros itens veganos. A empresa lançou três lanches vegetais: dois deles são receitas próprias, um com base de leguminosas e outro com base de tubérculos.
Para os lançamentos de hambúrguer vegetariano, além das receitas próprias e exclusivas, trouxe parceiros conhecidos por sua responsabilidade e tradição em produtos vegetais. O parceiro é a Superbom, que há mais de 90 anos se dedica a oferecer produtos de origem vegetal em mais de 25 mil pontos de venda.
Os ingredientes da carne não são a única mudança nos novos hambúrgueres vegetarianos. A maionese é a tradicional maionese artesanal da casa, mas em uma receita própria na versão vegana e sem nenhum ingrediente de origem animal.
Os queijos são de uma linha da Superbom que, no lugar de soja, usa ervilha como base. Dessa forma, é totalmente livre de alergênicos. O pão também não contém ovos ou manteiga, completando o conceito do lanche completamente vegetal. Os componentes das receitas não contém nenhum rastro animal. Além disso, os produtos veganos são feitos sem contaminação cruzada, ou seja, com chapa e utensílios exclusivos para os produtos.
A falta de ingredientes de origem animal não prejudica o sabor, pelo contrário: o hambúrguer vegetariano é macio e saboroso.
Alimentos de origem vegetal
Nos últimos anos, surgiram diversas foodtechs, como são chamadas startups no ramo da alimentação, voltadas para produzir carnes de origem vegetal. Hambúrgueres, salsichas, carne moída e outros produtos vegetarianos são lançados no mercado.
A americana Beyond Meat abriu capital nos Estados Unidos no ano passado e hoje vale mais que o frigorífico brasileiro BRF. Ela chegou este ano ao Brasil, vendendo apenas em mercados de luxo.
Já a Impossible Foods, que nos Estados Unidos fornece para redes como Burger King, Cheesecake Factory e Hard Rock Café, é uma das empresas queridinhas do Vale do Silício, região de inovação e sede de empresas como Google e Apple no país. No ano passado, firmou parceria com o Burger King no Brasil para o lançamento do Impossible Whopper, a versão vegetal do sanduíche da rede.
A The Not Company, conhecida pela abreviação Not Co, já recebeu milhões de dólares em investimentos, inclusive contando com o aporte de Jeff Bezos, fundador e presidente da gigante varejista Amazon e homem mais rico do mundo. A startup chilena já lançou versões de maionese, leite e iogurte e abriu até um restaurante voltado para delivery em São Paulo, o Why Not.
O Brasil também conta com uma startup nesse ramo, a carioca Fazenda Futuro, que vende seus hambúrgueres em lanchonetes e mercados brasileiros.
Meio ambiente
À medida que o Brasil se consolida como um grande fornecedor de proteína animal, com um crescimento acumulado na produção de carne bovina estimada em 10,4% entre 2017 e 2021, também surgem alternativas para o consumo das proteínas. Em 2017, 323 milhões de toneladas de carne foram produzidas no mundo. O número deve chegar a 367 milhões de toneladas nos próximos dez anos.
Esses lançamentos são feitos pensando no crescente número de consumidores veganos e vegetarianos, mas também de olho em pessoas que querem intercalar o consumo de carne com opções de origem vegetal. Segundo a Sociedade Brasileira Vegetariana (SBV), reduzir o consumo de carne ajuda a diminuir o risco de diabetes, a controlar o peso e a diminuir o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares.
A produção de carne é responsável por emitir gases de efeito estufa. Também exige uma grande quantidade de água: na média mundial, o volume de água necessário para produzir 1 kg de carne bovina é de 15,4 mil litros.
Para reduzir o impacto ambiental dessa produção, o Greenpeace realizou uma pesquisa e publicou um relatório recomendando a redução de 50% no consumo de carne e derivados até 2050.
O movimento Segunda Sem Carne incentiva tirar os alimentos de origem animal do cardápio por um dia na semana. Ao deixar de consumir 24g de ovos, 311g de carnes e 430ml de leite e derivados, uma pessoa pode deixar de emitir 14kg de gás carbônico, CO2, na atmosfera, o equivalente a 100km rodados em um carro comum. Também deixa de gastar 3.400 litros de água, cerca de 26 banhos de 15 minutos.
Pensando nesses consumidores e no bem do meio ambiente, a Milk & Mellow faz parte dessa tendência global e oferece seus novos hambúrgueres vegetarianos.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.