Como hambúrgueres e hamburguerias se tornaram tão populares
O hambúrguer é uma das refeições mais icônicas do mundo. Além de ser delicioso, o fato de poder ser produzido em série o tornou bastante acessível.
Depois da Primeira Guerra Mundial, todas as indústrias buscaram se tornar mais eficientes – e fazer mais com menos. A indústria automotiva criou métodos de produção em série, eletrodomésticos ficaram mais sofisticados e a comunicação em massa foi possível por meio do rádio e depois da televisão. O mesmo aconteceu com a alimentação e, especificamente, com o hambúrguer.
Redes para refeição rápida, ou fast food, começaram a ganhar espaço nos Estados Unidos por oferecer pratos baratos, gostosos, nutritivos e rápidos. Foi a época da criação de redes como White Castle e McDonald’s, como vimos no último post. Para ampliar ainda mais sua presença, essas e outras redes começaram a atuar com franquias.
Alimentos congelados, enlatados e prontos para o consumo, muitas vezes criados para alimentar as tropas na primeira e segunda Guerra Mundial, foram adaptados e passaram a fazer parte do jantar dos americanos.
Aos poucos, de popular entre as massas o hambúrguer passou a ser pop.
No desenho animado Popeye, criado como uma história em quadrinhos em 1931, o personagem Wimpy, chamado de Dudu em portugues, é completamente apaixonado pelo prato.
O artista pop Andy Warhol, conhecido por seus quadros de bananas e latas de sopas coloridas, aparece comendo um hambúrguer em um filme dirigido originalmente por JØrgen Leth em 1982, 66 Scenes from America (“66 Cenas da América”). A ideia é que o hambúrguer é um símbolo equalizador nos Estados Unidos – pessoas de diferentes classes sociais podem comer o mesmo prato pelo seu valor acessível.
Até a Millenium Falcon, nave lendária de Han Solo nos filmes da franquia Star Wars, foi originalmente inspirada em um hambúrguer. O diretor George Lucas viu um burger mordido, em que faltava um pedaço, e pediu que o responsável pelos modelos idealizasse uma nave com aquele formato. Claro, a ideia original sofreu diversas modificações, mas a inspiração ficou.
O Big Mac, grande hambúrguer da rede McDonald’s, se tornou tão conhecido pelo mundo que se tornou um índice. Criado em 1986 pela revista financeira The Economist, mede o preço do hambúrguer em mais de 100 países, o que é usado para explicar o poder de compra pelo mundo.
Para que grandes redes façam sucesso em todo o mundo, os lanches precisam ser praticamente os mesmos em cada unidade. Ou seja, os alimentos precisam ser mais industrializados. Esse método levou ao sucesso das grandes redes e à popularização do hambúrguer.
No entanto, há pontos negativos desse processo, como o excesso de sódio, gordura e congelamento da carne, que pode comprometer a fibra e o sabor do alimento.
Por isso, na Milk & Mellow a carne usada é sempre fresca e os pratos são feitos de maneira mais artesanal. Peça o seu pelo delivery!
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