Maiores nomes do Jornalismo Esportivo

A internet e as mídias sociais trouxeram uma nova maneira de se comunicar, mudando formatos, tempo e visual dos conteúdos consumidos. Isso também influenciou na televisão, rádio e até nos impressos, o que tornou suas matérias mais curtas, apresentadores mais jovens e descolados e o conteúdo mais leve e divertido. Hoje vamos lembrar um pouco dos jornalistas esportivos mais famosos que acompanharam copas e seleções em suas épocas. Maiores nomes do Jornalismo Esportivo!

História do Jornalismo Esportivo

O jornalismo esportivo já tem mais de 100 anos se considerarmos as primeiras menções sobre esportes em matérias de jornal, mas o jornalismo esportivo como conhecemos hoje demorou bastante para chegar, fora que no Brasil o segmento se desenvolveu bem mais tarde. O primeiro diário esportivo do país foi “A Gazeta Esportiva”, que era parte do jornal gazeta, em 1947. Mas o primeiro jornal que se tem registrado é o Rio esportivo que começou a circular em 1931.

A considerada primeira transmissão esportiva do Brasil foi Portuguesa e São Paulo em 1950.

Grandes Nomes do Jornalismo Esportivo Brasileiro

Dentre tantos nomes importantes para o nosso jornalismo esportivo, escolhemos alguns que marcaram a história do segmento, como Nicolau Tuma, que foi um dos pioneiros da narração esportiva do brasil, tendo sido o primeiro a narrar continuamente os 90 minutos de uma partida de futebol.

Armando Nogueira foi outro nome importantíssimo para o futebol brasileiro, considerado o melhor texto esportivo do Brasil, também foi pioneiro na TV e esteve na cobertura de 15 Copas.

Da atualidade, o nome mais lembrado certamente é o Galvão Bueno. Provavelmente o narrador mais famoso da história, Galvão Bueno ficou conhecido por passar uma emoção na hora do jogo nunca vista antes. Um fato que provavelmente ajudou foram as vitórias da seleção em 1994 e 2002, onde ele pode mostrar todo o seu talento traduzindo os momentos.

Luciano do Valle é também um dos nomes mais reconhecidos do jornalismo esportivo, tendo narrado inúmeras copas por diferentes emissoras de TV como Globo, Band e Record. Luciano faleceu, mas seu nome ficou marcado pelo talento na narração e por ser um dos grandes incentivadores e investidores do esporte no Brasil.

Osmar Santos é um nome que não poderia deixar de ser citado. Considerado o maior narrador da história da rádio esportiva do Brasil, trabalhou na Jovem Pan, Globo e Record. Além da transmissão de 6 copas do mundo, Osmar participou ativamente da locução política do país nas Diretas Já, um dos mais importantes eventos políticos do nosso país.

Em época de Copa a gente fica assim, querendo falar de futebol o dia todo. A Milk & Mellow está vibrando com essa copa e queremos você aqui torcendo conosco. Venha sentir o clima da Copa em uma de nossas casas JK ou Cidade Jardim ou peça pela nossa página do Ifood enquanto assiste os jogos no conforto da sua casa..

 

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo iFood: Acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *