Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Entramos no ano de 2022, e no mês de fevereiro, a Semana da Arte Moderna completa 100 anos. A grande maioria dos brasileiros já ouviu falar sobre a semana de 22, porém nem todos sabem realmente o que aconteceu e o que ela significou para a arte brasileira.

O que foi a Semana de 22

A Semana da Arte Moderna de 1922 ocorreu durante 5 dias, cada um deles dedicado à um aspecto da cultura: Pintura, escultura, poesia, literatura e música. O evento, que teve o apoio do governador de São Paulo Washington Luís, marcou o início do Modernismo no Brasil e se tornou uma referência cultural no século XX.

O evento foi considerado uma grande ebulição de ideias que já pairavam pelas mentes dos grandes artistas da época e serviu para trazer novos conceitos e estilos que reformularam grande parte da cultura do Brasil e até mesmo trouxeram influências e reflexões políticas. Ao mesmo tempo as ideias e conceitos mexeram com uma parcela da população que se incomodou, contando principalmente com a ala conservadora.

Contexto Histórico

O evento veio após alguns importantes acontecimentos históricos como a República Velha (1889-1930), Política do Café com Leite (1898-1930) e o início do capitalismo no Brasil, que consolidou a elite paulistana que era inspirada pela cultura europeia.

Vale citar que a Semana da Arte Moderna de 22 não teve um efeito imediato, mas seus feitos foram reconhecidos anos depois e as inúmeras influências vieram em diferentes épocas, dependendo de cada segmento e suas características.

Comemoração do Centenário

A Cidade de São Paulo preparou algumas comemorações do centenário pela cidade. O Teatro Municipal, que foi o palco principal de Semana de 22 planejou uma comemoração especial em homenagem à data, que conta com exposições, intervenções artísticas e apresentações temáticas do Coral Paulistano.

Na Milk & Mellow nós somos apaixonados por arte e Cultura e estamos sempre antenados nos acontecimentos da nossa capital. Nossos 45 anos de história se misturam com a cultura da cidade de São Paulo, venha conhecer as nossas casas JK e Cidade Jardim e absorver uma pouco da nossa cultura. 

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo iFood: Acesse aqui!

Ou Baixe nosso aplicativo:

Imagem de capa: Christina Animashaun/Vox; Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.