A Rússia e o Leste Europeu

A Rússia é o maior país do mundo em extensão e já foi muito maior no período da União Soviética. O país é basicamente metade Europeu e metade Asiático, porém a sua população se concentra mais na parte europeia e ao sul devido ao frio. O país faz fronteira com países de grande extensão territorial como o Cazaquistão, Mongólia, Ucrânia e a Gigante China, além de possuir fronteiras marítimas com Japão e Estados Unidos, através do Alaska. Os países considerados da Europa Oriental, ou Leste Europeu são, além da Rússia, Albânia, Bielorrússia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Geórgia, Hungria, Kosovo, Letônia, Lituânia, Macedônia do Norte, Moldávia, Montenegro, Polônia, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

A História

A história da Rússia começou com uma classe nobre de guerreiros Vikings e seus descendentes que adotaram o cristianismo ortodoxo e fundaram o estado de daria início às culturas do leste europeu. A expansão do Estado levou até a criação do terceiro maior império da história, o Império Russo, entre 1721 e 1917.
O império manteve grande domínio e expansão na região e se tornou o primeiro e maior estado socialista constitucional, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), reconhecido como uma superpotência entre os anos de 1922 e 1991.
Apesar da dissolução da União, a Rússia é reconhecida como o país sucessor.

Características

A região é basicamente formada por grandes planícies e o clima pode variar muito dependendo da estação e da região. No verão, as temperaturas giram em torno de 25º nos locais mais povoados, com um inverno um pouco abaixo de 0. Porém nas regiões da Sibéria, ao norte, as temperaturas podem atingir 40 a 50º negativos.

Na região do leste europeu existem mais de 100 línguas faladas, porém o Russo predomina amplamente, pela população da própria Rússia e alguns países vizinhos que tem a língua como oficial ou até mesmo extraoficial.

As principais religiões presentes na região são o Cristianismo, Islamismo, Budismo e Judaísmo, porém o Cristianismo Ortodoxo Russo é amplamente dominante.

Culinária

A comida da região também é amplamente influenciada pela Rússia e possui alguns pratos bastante característicos e cheios de originalidade. O Strogonoff, muito famoso no Brasil, tem origem russa e é o prato nacional mais famoso. Não é muito diferente do nosso, porém possui uma base de “smetana” e é acompanhado de purê de batatas.

A “smetana” é um molho usado como base de muitos dos pratos na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, e é feito com creme de leite azedo. A beterraba é um ingrediente muito apreciado na região e são encontrados diversos pratos com a base dessa raiz. A sopa de beterraba é um clássico, mas também é muito tradicional a salada russa, que utiliza o ingrediente.

A cultura do Leste Europeu é muito rica e tem muito mais a ser explorado. Aqui na Milk & Mellow a gente adora falar sobre cultura e as coisas boas que encontramos em volta do mundo. Estamos sempre aprendendo e evoluindo com outras culturas e desejamos e oramos por paz no meio de todos os povos.

 

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo iFood: Acesse aqui!

Ou Baixe nosso aplicativo:

Imagem de capa: Christina Animashaun/Vox; Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.