História do hambúrguer: das primeiras redes de fast food aos dias de hoje

Um hambúrguer de carne moída entre dois pães e com alguns temperos. A ideia é tão simples quanto é genial e deliciosa. Por isso, é impossível definir quem criou o primeiro hambúrguer moderno como o conhecemos hoje. Entre os candidatos, estão norte-americanos de Wisconsin, Ohio e Connecticut e todos alegam terem criado essa maravilha da culinária.

Louis’ Lunch, uma lanchonete em New Haven, Connecticut, afirma que em 1900 criou o prato para um consumidor faminto e com pressa, que queria uma refeição rápida. O dono do estabelecimento, um imigrante dinamarquês chamado Louis Lassen, simplesmente colocou um hambúrguer entre duas fatias de pão, que podia ser comido enquanto o consumidor andasse.

Outra história é mais antiga, de 1885. Em Seymour, Wisconsin, Charlie Nagreen diz que foi o primeiro a colocar almôndegas de carne moída entre duas fatias de pão. Ele afirma que teve a ideia em uma feira de exposições, também para facilitar a refeição de clientes.

No mesmo ano, Charles e Frank Menches tiveram a mesma ideia, em uma feira em Hamburg, Nova York. A história diz que os irmãos inicialmente vendiam salsichas no pão, o precursor do hot dog ou cachorro quente, mas que as salsichas se esgotaram e tiveram que usar carne moída. Os descendentes dos dois irmãos hoje operam uma rede de hamburguerias chamada Menches Bros.

Athens, uma cidade no Texas, tem a data mais antiga da possível criação do hambúrguer. Uma pequena lanchonete, liderada pelo Uncle Fletcher Davis, alega que já vendia hambúrgueres nos anos 1880.

O prato foi levado por Fletcher a uma feira mundial em St. Louis em 1904 e nomeado em homenagem à receita alemã trazida pelos imigrantes, como foi visto no post anterior deste blog. Essa invenção da culinária foi até registrada pelo jornal New York Tribune, por um repórter que visitou a feira.

Nascimento das grandes redes

A White Castle foi a primeira cadeia de restaurantes dos Estados Unidos focada na venda de hambúrgueres. Foi criada em 1921 na cidade de Wichita, no estado do Kansas, por Billy Ingram e Walter Anderson.

A rede ainda existe e conta com 422 restaurantes. Desde sua criação, se manteve como uma empresa familiar e não aderiu ao modelo de expansão por franquias, muito comum na época.

Muitas outras redes se seguiram, como Little Tavern, White Tower, Big Boy. O serviço apressado na rua, por meio de um balcão, foi substituído aos poucos por restaurantes com mesas. O hambúrguer continuava a ser conhecido como um alimento rápido, prático e acessível, além de delicioso.

O In-n-Out, rede criada em 1948 na Califórnia, trouxe uma inovação: o drive thru. Assim, consumidores podem pedir o hambúrguer sem sair do carro. A rede, hoje com 329 locais principalmente na costa oeste dos Estados Unidos, continua sendo uma empresa familiar e resiste a abrir capital na bolsa.

O McDonald’s, hoje maior rede de fast food com mais de 38 mil unidades no mundo, começou em 1940 como uma churrascaria operada pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. Oito anos depois, o restaurante foi transformado para fazer hambúrgueres com uma linha de produção, tornando o prato ainda mais rápido – e a empresa mais eficiente.

O empresário Ray Kroc, que era fornecedor de máquinas de milk shake, ingressou na empresa como franqueado em 1955. Ele logo percebeu o potencial do negócio e comprou a cadeia dos irmãos, expandindo a rede para todo o mundo.

O valor da venda, feita em 1961, foi de 2,7 milhões de dólares, muito baixo perto dos 143 bilhões de dólares que a companhia vale hoje, vendendo mais de 75 hambúrgueres por segundo.

Há novas redes sendo criadas a cada dia para competir com essas pioneiras no fast food do hambúrguer, com carnes mais ou menos grossas e acompanhamentos mais sofisticados ou mais simples.

A história da Milk & Mellow também é antiga. Criada há mais de 40 anos, a rede paulistana hoje se reinventa com delivery para atender ao cliente em todo lugar e oferecer o melhor burger da Vila Olímpia e Cidade Jardim. Mas essa história fica para uma próxima ocasião.

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo site: http://delivery.milkmellow.com.br/

Ou Baixe nosso aplicativo:

Apple Store - Milk Mellow
Google Play - Milk Mellow