A história do hambúrguer, da Mongólia a Nova York

Assim como outros pratos tradicionais, o hambúrguer tem uma história antiga e se modificou bastante desde o surgimento até a receita dos dias de hoje. Conhecido como um prato tradicionalmente americano, sua origem é do outro lado do mundo: a Ásia. O hambúrguer viajou pelo mundo, na sela de cavalos e em navios de imigrantes até chegar ao nosso prato.

O hambúrguer surgiu como uma carne de viagem. No século 12, a tribo dos mongóis, nativos das estepes da Ásia Central, eram nômades e passavam grande parte da vida na sela de seus cavalos. Com uma disciplina rígida, logo os cavaleiros formaram um exército e passaram a dominar tribos vizinhas. Um exemplo foram os Tártaros, povo que habitava a região que hoje forma a Rússia, Turquia, Uzbequistão e outros países. É desse povo que se origina o bife tartar, hoje servido cortado na ponta da faca e com uma gema de ovo.

Em suas viagens, os mongóis carregavam suas carnes de caça provavelmente ainda cruas, de cavalo ou camelo, debaixo de suas selas para que se tornassem macias, muitas vezes misturadas com leite. Era um alimento dos guerreiros.

Com a expansão do território mongol sob a liderança de Genghis Khan, o domínio chegou da Europa à Península Coreana – e, assim, sua culinária típica também viajou pelo mundo.

Na idade média, a carne vermelha era restrita às classes sociais mais altas pela dificuldade de consegui-la. O nome sanduíche, denominando o hábito de colocar alimentos entre fatias de pão, também surgiu entre a nobreza. Conta a história que John Montagu, 4º Conde de Sandwich, uma vila na Inglaterra, popularizou o nome. Ele gostava de segurar seus alimentos entre fatias de pão enquanto jogava cartas, para não sujar as mãos.

Navios e imigrantes

A dica para o próximo passo da história desse prato está no nome. A versão cozida da carne picada e moída chegou até o porto de Hamburgo, hoje a segunda maior cidade da Alemanha e um dos portos mais importantes do continente no século 17. Na época, havia tantos moradores e comerciantes russos na cidade que o lugar era chamado de porto russo.

Provavelmente, foram eles que trouxeram a receita do povo de Genghis Khan. Por lá, o prato, amado por comerciantes e viajantes, também podia ser conhecido como frikadelle, um tipo de almôndega com molho.

O hambúrguer viajou mais um pouco e chegou aos Estados Unidos à bordo de navios dos imigrantes. Assim como a maior parte dos imigrantes, o sanduíche desembarcou primeiramente em Nova York. Vários restaurantes da cidade passaram a oferecer o prato, como forma de atrair os marinheiros e imigrantes alemães, que buscavam um sabor de casa.

O documento mais antigo que fala de um bife ao estilo hamburguês é um menu do restaurante Delmonico. É um restaurante de alta classe de Nova York que, em 1873, incluiu o bife em seu menu criado pelo chef Charles Ranhofer. O preço era alto, 11 centavos de dólar.

Uma variante do hambúrguer é o Salisbury Steak, criado por James Salisbury em 1897 e que leva um olho marrom na receita. Nova York e os Estados Unidos ainda são lembrados na história do hambúrguer, mas há infinitas variedades em todo o mundo. Uma das mais tradicionais opções de burger de São Paulo está a poucos cliques de distância. É possível pedir um burger clássico da Milk & Mellow, que chegou por aqui há 44 anos, para delivey pelo telefone ou aplicativo.

Faça seu pedido agora:

Pelo telefone: (11) 4118-7878

Pelo site: http://delivery.milkmellow.com.br/

Ou Baixe nosso aplicativo:

Apple Store - Milk Mellow
Google Play - Milk Mellow